top of page

ACRÉSCIMO DE SOBRENOME

Cônjuge pode acrescentar sobrenome após anos do casamento



O STJ permitiu a retificação do registro civil para acrescentar o sobrenome do marido, mesmo transcorrido sete anos da data casamento.


O relator, o ministro Villas Bôas Cueva, explicou não haver vedação legal a que o acréscimo de outro sobrenome seja solicitado ao longo do relacionamento, especialmente se o cônjuge busca uma confirmação expressa da forma como é reconhecido socialmente.


Segundo o ministro, no caso julgado, a alteração do sobrenome da mulher conta com o apoio do marido, sendo tal direito personalíssimo, visto que retrata a identidade familiar após sete anos de casados.


"Ademais, o ordenamento jurídico não veda aludida providência, pois o artigo 1.565, parágrafo 1º, do Código Civil não estabelece prazo para que o cônjuge adote o apelido de família do outro em se tratando, no caso, de mera complementação, e não de alteração do nome."


Villas Bôas Cueva ressaltou que, ao se casar, cada cônjuge pode manter o seu nome de solteiro, sem alteração do sobrenome; substituir seu sobrenome pelo do outro, ou mesmo modificar o seu com a adição do sobrenome do outro.


Ficou com dúvidas? Entre em contato!

📞 (54) 3342-5744

📌 Rua Frei Benjamin, 56, Centro, Marau-RS!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page