Assédio moral no trabalho

Você sabe identificar Assédio Moral na sua empresa?


Assédio moral é a conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.

Na prática o ato de expor o empregado a situações humilhantes (como xingamentos em frente dos outros empregados), exigir metas inatingíveis, negar folgas e emendas de feriado quando outros empregados são dispensados, agir com rigor excessivo ou colocar "apelidos" constrangedores no empregado, são alguns exemplos que podemos elencar de assédio moral no trabalho.

Recentemente, em Belo Horizonte, uma funcionária de uma loja, negra, era constantemente distratada por seu supervisor, que a chamava de “feia e esquisita”, além de fazer comentários de cunho racista sobre seu cabelo. A funcionária sofreu perseguição, restrição de acesso ao celular, além de cobranças excessivas, diferentemente do tratamento que ele exercia com os demais funcionários.


Dessa forma, a Justiça do Trabalho mineira confirmou a configuração do assédio moral e condenou a empresa ao pagamento de danos morais no importe de R$ 8.000,00 (oito mil reais).


Saber identificar situações de assédio moral e reprimi-las é um dever de todo empregador, que deve sempre prezar por um ambiente de trabalho saudável, não só fisicamente, mas também mentalmente.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo