REMARCAÇÃO E CANCELAMENTO DE VIAGENS

Veja abaixo uma lista com o que foi anunciado até o momento por grandes empresas ligadas a viagens e turismo sobre suas operações após a pandemia de coronavírus.


Aviação


Gol: a companhia anunciou nesta terça o cancelamento de suas operações internacionais entre a próxima segunda (23) e o dia 30 de junho.

A companhia diz que está flexibilizando políticas de remarcação e cancelamentos, tanto para voos internacionais quanto nacionais. As orientações foram dirigidas para passagens marcadas até o próximo dia 14 de maio. Para essas, as opções são de cancelamento e crédito para uso até um ano a partir da data de compra do bilhete; remarcação para qualquer período dentro de 330 dias a partir da data de compra; e cancelamento e reembolso, em que não há taxa de cancelamento, mas pode existir cobrança de taxa de reembolso a depender da regra da tarifa escolhida.

Latam: quem comprar passagens nacionais e internacionais até 31 de março poderá ter data ou destino alterado sem multas.

  • A rota São Paulo-Milão foi suspensa entre os dias 2 de março e 16 de abril. Todos os clientes com passagens dentro desse período com origem ou destino na Itália poderão remarcar data e/ou destino do bilhete sem multa (mas com diferença tarifária) ou pedir reembolso completo, de acordo com a validade do bilhete. Voos com origem ou destino na Itália programados até o dia 30 de abril poderão ter remarcados data e/ou destino para viajar até 31 de dezembro deste ano

  • Passageiros com voo para Israel, país que exigiu quarentena para ingresso no país, poderão remarcar data ou destino do voo sem multa (mas com diferença tarifária) para viajar até 31 de dezembro deste ano

  • Todos os voos internacionais com reservas feitas entre 6 e 22 de março poderão remarcar data e/ou destino do voo sem multa (mas com diferença tarifária). A alteração poderá ser feita uma única vez, até 14 dias antes da partida do voo original, e para viagens até 31 de dezembro deste ano

  • Para demais voos e destinos, a Latam informou que mantém a programação normal e que avaliará pontualmente caso a caso questões de flexibilização de regras.

Azul: a empresa anunciou nesta segunda (16) a redução de sua capacidade consolidada de 20% a 25% no mês de março, e entre 35% a 50% em abril e meses seguintes, até que a situação relacionada ao surto de coronavírus se normalize.

  • A Azul suspendeu as operações nas bases em Bariloche, na Argentina, Lages (SC), Pato Branco (PR), Toledo (PR), Ponta Grossa (PR), Guarapuava (PR), Araxá (MG), Valença (BA), Feira de Santana (BA), Paulo Afonso (BA) e Parnaíba (PI).

  • A companhia aérea também já havia comunicado que, partir de 16 de março, todos os voos internacionais, exceto os que partem de Campinas (SP), serão suspensos.

  • A empresa informou que no caso de voos internacionais está disponibilizando alteração da viagem sem custo ou cancelamento deixando o valor como crédito. Isso vale para voos com origem ou destino em Lisboa ou Porto, América do Sul e Estados Unidos para as passagens adquiridas em março.

  • No caso de voos com conexão em Lisboa ou Porto que têm como destino ou origem a Itália, a companhia disponibiliza reembolso integral sem cobrança de multa.

  • Os clientes com voos domésticos com embarque até 30 de junho podem solicitar a alteração sem taxas, cancelar a viagem - deixando o valor como crédito para outros voos - ou solicitar o reembolso condicionado ao pagamento de taxas.

TAP Air Portugal: a companhia definiu novas medidas de aumento da flexibilidade para alteração de datas e destino das viagens. Viagens reservadas antes de 8 de março e para voos com partida até 31 de maio, podem solicitar a alteração da data da viagem para até o dia 31 de dezembro, ou destino. Para viagens após o dia 31 de maio a empresa recomenda que o viajante monitore a evolução da situação do novo coronavírus. "e quando a sua viagem estiver mais próxima e se a situação relativa à pandemia se mantiver, verifique novamente junto da TAP quais medidas devem ser tomadas". A taxa de alteração do voo é gratuita, no entanto, será cobrada as diferenças tarifárias, que podem variar de acordo com a data de viagem e/ou rota. American Airlines: todos os voos para São Paulo, Brasília e Manaus estão suspensos até o dia 6 de maio. Voos de Dallas para São Paulo serão suspensos entre 19 de março e 3 de junho. Viagens de Los Angeles para São Paulo ficam interrompidas entre 19 de março e 24 de outubro. A empresa pede para que procure seus canais de comunicação sobre alterações em relação a passagens. A companhia aérea anunciou que irá renunciar às taxas de mudança para clientes que compraram passagens antes de 11 de março para viajar para a Europa, incluindo o Reino Unido, até 31 de maio. Sobre os clientes que tiveram os voos cancelados, a empresa informou que entrará em contato diretamente por e-mail ou telefone. Os clientes que optarem pelo reembolso total poderão realizar a solicitação online.

Air France e KLM: o grupo Air France-KLM informou nesta segunda (16) que vai reduzir gradualmente suas atividades de voo e o número de assentos por quilômetro disponível sofrerá diminuição entre 70% e 90%. Sobre cancelamentos e remarcações de passagens, o grupo afirma que clientes só podem solicitar reembolso em caso de voos cancelados ou com atraso de mais de três horas. Os reembolsos no contexto do surto de coronavírus serão realizados, segundo a empresa, com a aplicação de uma multa. O valor vai variar de acordo com a modalidade de cada cliente. A empresa informou que está realizando mudanças operacionais diariamente conforme as atualizações referente ao surto de coronavírus. Segundo a KLM, os voos para Milão e Veneza foram interrompidos temporariamente. A companhia continua operando nas cidades de Bolonha, Turim, Florença, Roma, Gênova, Nápoles e Catânia. Na China, a companhia suspendeu as operações em Hong Kong, Chengdu, Hangzhou e Xiamen até o dia 3 de maio.

Air China: diz que permite a alteração ou cancelamento para as passagens adquiridas antes do dia 28 de janeiro sem custo adicional.


Sites de buscas de passagem e hospedagem


Decolar.com: a busca de passagens e hospedagens pelo site traz o seguinte comunicado: "Como medida sanitária, e de acordo com as recomendações de organizações internacionais, as viagens para esse destino se encontram comprometidas e não estarão habilitadas nos próximos 30 dias. Se desejar, refaça a sua busca para datas posteriores ou outro destino. Sabemos que viajar é importante para você, pedimos apenas a sua compreensão em esperar alguns dias".


Airbnb: o app que faz intermediação entre hóspedes e donos de imóveis anunciou a ampliação, para todas as regiões do mundo, da "Política de Causas de Força Maior para o Covid- 19". A medida permite que todos os anfitriões e hospedes realizem o cancelamento de hospedagens sem custos ou penalidades. A medida se aplica para reservas com datas de check-in entre 14 de março e 14 de abril de 2020 - mas não à China continental, que deve retornar às regras normais a partir de 1º de abril.

A empresa já havia dito que iria facilitar o cancelamento de hospedagens não somente dos lugares incluídos na política de causa de força maior e diz que os hóspedes que utilizarem o Airbnb para realizar uma reserva terão acesso a filtros de pesquisa que mostram a política de cancelamento mais adequada com o perfil de cada viajante (flexível, moderada ou severa) e as perspectivas atuais do Covid - 19. Os anfitriões terão acesso a novas ferramentas para autorizar reembolsos extras diretamente na plataforma.


Booking: site de buscas de hospedagem diz que está "monitorando de perto os acontecimentos, inclusive os anúncios da Organização Mundial da Saúde (OMS), dos governos e das autoridades locais relevantes, a fim de apoiar as partes impactadas. Isto inclui oferecer cancelamento gratuito ou modificação da reserva para as pessoas viajando para ou oriundas de áreas afetadas". A companhia recomenda contato para mais informações pelo serviço de atendimento.


Trivago: em nota, a Trivago informou que é uma plataforma que apenas agrega hospedagens, e não realiza as reservas diretamente. "Qualquer cancelamento é resolvido entre o proprietário do imóvel e o hóspede, ou hotéis no caso."


Fonte: globo.com

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