top of page

GEOLOCALIZAÇÃO COMO MEIO DE PROVA


A geolocalização tem se tornado um meio de prova relevante na Justiça do Trabalho para confirmar a presença dos trabalhadores no local de prestação de serviços e também para confrontar com os registros de jornada. Um caso exemplar ocorreu em Passo Fundo, onde, por meio da localização do dispositivo móvel com habilitação do GPS, foi possível comprovar que a empregada comparecia regularmente à residência onde trabalhava. Essa evidência incluiu informações sobre os dias da semana em que ela estava presente, bem como os horários de chegada e saída.


Inicialmente, o caso parecia improcedente, dada a dificuldade em comprovar a jornada de trabalho e o vínculo empregatício. No entanto, graças à produção de provas digitais, foi possível validar a realidade dos fatos e obter êxito no processo. Essa abordagem demonstra como a geolocalização pode ser uma ferramenta valiosa para alcançar a verdade real nos litígios trabalhistas.


Lembre-se de que as provas digitais são informações tecnológicas que podem contribuir significativamente para a instrução processual, especialmente quando outros meios de prova são insuficientes. No entanto, é importante considerar questões relacionadas à privacidade e à segurança desses dados, bem como possíveis falhas técnicas nos sistemas de geolocalização.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page