top of page

ALIMENTOS GRAVÍDICOS

  • Foto do escritor: Equipe
    Equipe
  • 13 de abr. de 2022
  • 1 min de leitura
Como saber se tenho direito?
ree

Os alimentos gravídicos são as prestações alimentícias pagas a gestante pelo genitor do nascituro e guiada pela Lei 11.804/2008.


➡️ Os alimentos gravídicos ou pensão para grávidas, consistem na contribuição financeira obrigatória do possível pai da criança, que não apoia a gestante no curso da gravidez. O valor é calculado de acordo com as necessidades da gestante e a possibilidade do genitor em contribuir.


➡️Para ser concedida, o Juiz analisará questões como prova sobre a paternidade (que podem, por exemplo, ser por meio de mensagens de WhatsApp, relatos testemunhais, fotos, entre outros) comprovação da gestação, extratos bancários do genitor e comprovante de despesas da gestante.


➡️Neste caso o teste de DNA não é realizado porque o feto ainda está sendo gerado. Após o nascimento do bebê, caso o pai reconheça a paternidade, os alimentos gravídicos são convertidos em pensão alimentícia. Caso haja resistência do possível genitor, procede-se o exame de DNA, e sendo positivo o resultado, a mesma conversão acontece.


➡️No entanto, se ficar constatado que o genitor não é o pai biológico, os alimentos são suspensos e, a genitora pode até ser condenada a indenizar o réu.

 
 
 

Comentários


©2025 por Andreis, Dal Paz & Marques - Advocacia e Consultoria Jurídica - Todos os Direitos Reservados

bottom of page