top of page

Benefício de Auxílio-Acidente do INSS


O Auxílio-Acidente é um benefício previdenciário concedido pelo INSS aos trabalhadores que sofreram algum acidente de qualquer natureza e desenvolveram uma sequela permanente que reduza sua capacidade de trabalho. É uma importante forma de proteção social, garantindo amparo financeiro e auxiliando na reintegração do trabalhador à sociedade.


O Auxílio-Acidente é uma forma de compensar o trabalhador por sua perda parcial de capacidade laborativa, proporcionando uma renda mensal adicional.


A renda ao trabalhador acidentado é uma fonte de renda contínua e segura para enfrentar os desafios decorrentes do acidente, mesmo após o retorno ao trabalho habitual.


A concessão do benefício é baseada em critérios objetivos, como a avaliação médica das sequelas e sua relação com o trabalho, o que torna mais seguro e confiável o acesso ao auxílio.


Além do aspecto financeiro, o benefício oferece suporte para a reabilitação e reinserção do trabalhador no mercado, proporcionando recursos para tratamentos médicos e profissionais especializados.


É importante ressaltar que o Auxílio-Acidente é destinado a trabalhadores com sequelas permanentes que reduzem sua capacidade laboral. O benefício concedido pelo INSS durante a recuperação temporária do acidente de trabalho é chamado de Auxílio-Doença Acidentário.


Se você sofreu um acidente e teve sua capacidade de trabalho reduzida, é importante buscar orientação especializada para garantir seus direitos e acessar o benefício de Auxílio-Acidente.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page