top of page

Como funciona o inventário e partilha de bens?

  • Foto do escritor: Equipe
    Equipe
  • 5 de mai. de 2023
  • 1 min de leitura

O processo de inventário e partilha de bens é uma das etapas fundamentais após o falecimento de uma pessoa. Ele tem como objetivo apurar e dividir os bens deixados pelo falecido entre seus herdeiros, garantindo assim a transferência de propriedade de forma legal e segura.

De forma resumida, o inventário é o levantamento dos bens, dívidas e obrigações deixados pelo falecido, feito em um processo judicial ou extrajudicial. Já a partilha é a divisão desses bens entre os herdeiros, seguindo as regras estabelecidas pela legislação civil.


O inventário judicial é o mais comum e ocorre quando há conflito entre os herdeiros ou quando existem herdeiros menores de idade. Já o inventário extrajudicial é uma opção mais rápida e menos custosa, que pode ser realizada quando todos os herdeiros são maiores, capazes e concordam com a partilha dos bens.


Tanto no inventário judicial, quanto no extrajudicial, é obrigatório por lei o acompanhamento de um advogado para orientar os herdeiros e conduzir o processo de forma adequada.

 
 
 

Comments


©2018 por Andreis, Dal Paz & Marques - Advocacia e Consultoria Jurídica - Todos os Direitos Reservados

bottom of page