Novas regras de Rotulagem
- Equipe

- 5 de out. de 2022
- 1 min de leitura

Novas regras para rotulagem entram em vigor dia 9 de setembro, com o objetivo de esclarecer ao consumidor, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes com relevância para a saúde.
As novas regras foram impostas pela Anvista e alteram a rolulagem nutrcional dos alimentos embalados, sendo que a grande mudança é a necessidade de informação nutricional frontal da embalagem, como o exemplo na imagem deste post.
Essa informação identificará o alto teor de três nutrientes inseridos no produto:
👉 Açucares adicionados - quando for maior ou iual a 15g)
👉 Gorduras Saturadas - quando for maior ou igual a 6g)
👉 Sódio - quando for maior ou igual a 600mg
Vale ressaltar que as empresas devem estar atentas ao prazo de adequação citado, pois os produtos lançados no mercado a partir do dia 9 devem estar com os rótulos adequados às novas regras. Contudo, para os produtos que já se encontram no mercado antes da data, os prazos para adequação são:
👉 até 9/10/23 (12 meses da data de vigência da norma) para os alimentos em geral;
👉 até 9/10/24 (24 meses da data de vigência da norma) para os alimentos fabricados por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural, empreendimento econômico solidário, microempreendedor individual, agroindústria de pequeno porte, agroindústria artesanal e alimentos produzidos de forma artesanal; e
👉 até 9/10/25 (36 meses da data de vigência da norma) para as bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis, observando o processo gradual de substituição dos rótulos
.png)



Comentários