PROCEDIMENTOS EXTRAJUDICIAIS
- Equipe
- 25 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Em 2022, serviços de testamento, inventário e partilha alcançaram número recorde nos cartórios do Brasil. Os dados são da 4º edição do Relatório Anual Cartório em Números, que compila os números das 13.440 unidadAes de cartórios em todo o território nacional.

De acordo com a publicação, o Brasil teve um total de 1.361.822 óbitos registrados em 2022. Atrelado a esse número está o de inventários, que bateu recorde, com mais de 213 mil. A partilha entre os herdeiros foi outro serviço que alcançou uma marca histórica. Ao todo, mais de 33,5 mil testamentos foram registrados no país.
“Esse movimento de extrajudicialização é fruto da disruptiva Lei 11.441/2007, que possibilitou a lavratura de inventários, divórcios, separações e partilhas em tabelionatos de notas”, analisa o notário Thomas Nosch Gonçalves, membro da Comissão de Notários e Registradores do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM.
A tendência é que em 2023 esses números continuem aumentando, notadamente pelas novas possibilidades de inventário extrajudicial.
Lembramos que é obrigatória a presença de um advogado para realização de inventários e partilhas de forma extrajudicial.
Comments