top of page

Setembro Amarelo

Sua vida vale muito. Se precisar, peça ajuda!


Primeiramente, é importante ressaltar que setembro é o mês de combate ao suicídio no Brasil, pois desde 2003 o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.


Em 2015, a campanha de prevenção ao suicídio iniciou em âmbito brasileiro, para conscientizar as pessoas sobre o tema e prevenir sua ocorrência.


Vale referir que o Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria.


Conforme dados oficias da Organização Mundial da Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia neste país, sendo, portanto, uma das maiores causas de morte no Brasil. Com isso, faz-se necessário dialogar a respeito do suicídio.


O Rio Grande do Sul está em primeiro lugar nesse ranking. No mundo, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. A OMS também afirma que o suicídio tem prevenção em 90% dos casos.


Os ramos da psicologia, psiquiatria e demais áreas da saúde, buscam frequentemente compreender a mente das pessoas que possuem depressão, ansiedade e demais fenômenos psicológicos que as levam a tirar suas vidas.


A par disso, você sabia que o induzimento, instigação ou auxílio a suicídio ou a automutilação é crime tipificado no artigo 122, do nosso Código Penal?

O Induzimento ou auxílio ao suicídio ocorre quando uma pessoa provoca, incita ou estimula alguém a suicidar ou presta-lhe auxílio para que o faça.

Indução ao suicídio é a criação de propósito inexistente, ou seja, a pessoa que se suicida e que não tinha essa intenção ou objetivo inicialmente.


Reforça-se que muito além do estudo jurídico, do estudo psicológico ou religioso, cabe nossa própria análise como seres humanos e como enxergamos a outra pessoa. O ato de julgar não ajuda, muito pelo contrário, piora.


Conhece alguém nesta situação? Ajude-a. Somente ajude-a. Somos todos humanos.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page